// Você é líder? Quanto tem se dedicado a prestar atenção à energia do seu time? O que ela lhe tem comunicado? O quanto isso importa para você?
.
.
A construção coletiva que produz transformações duradouras é fruto de compromisso por causas. O que quer dizer que o dinheiro e a remuneração são úteis e necessários, dado o modo de organização social que impõe a todos buscar uma certa estrutura digna que lhes atenda a vida e suas nuances. Mas o que sustenta as pessoas é saberem-se potentes na construção em curso, respeitadas, valorizadas, consideradas.
Daí que muitas jornadas se tornam tortuosas e torturantes por tecnismo exagerado e, pior, pela não percepção da parte mais importante nos projetos e construções, sejam quais forem: as pessoas e a energia que possuem.
Você está em posição de liderança?
Quanto tem se dedicado a prestar atenção à energia do seu time? O que ela lhe tem comunicado? O quanto isso importa para você?
Talvez a habilidade mais significativa que deva desenvolver seja a da conexão que lhe dê a capacidade de discernir o espírito da sua equipe.
Olhar com atenção.
Ouvir com atenção.
Sentir de verdade.
Observar.
Você quer um grupo de profissionais, apenas? Ou uma equipe conectada por uma missão?
Se a missão importa, deve importar, também, as pessoas que a carregam com você.
E perceber as pessoas e discernir seus sentimentos é missão exclusiva de quem lidera. Não é terceirizável.
Por fim, comprometimento é caminho de mão dupla e seu time ou equipe ou parceiros de missão perceberão se você tem compromisso com eles sem que você precise emitir uma única palavra.
Você tem se desafiado a perceber a energia das pessoas que estão na missão com você?
Faz muita diferença uma jornada orientada por comprometimento. E o seu alimento tem mais a ver com perceber as pessoas que executam tarefas, atividades ou o que for, que a tarefa, a atividade ou o que for.
Comentários
Postar um comentário