Na política há diversos espaços, todos igualmente importantes e necessários para que ela (a política) cumpra seu papel de serviço ao comum, à sociedade.
Aqui, tal qual em todo o país, há gente fazendo política de formiguinha - que para mim é a mais potente. Gente que entende sua responsabilidade cidadã e se deixa possuir por uma causa.
Em 2015 conheci
Fernando De Castro Lopes
e Madalena Rodrigues
em uma marcha pelo clima, aqui em Brasília. Dali e nos anos seguintes, a partir do meu trabalho e militância, interagi diversas vezes com os dois em decorrência da luta histórica que travam, com outras cidadãs e cidadãos, em defesa do Parque Ecológico das Sucupiras.Sei que já foram muitas as vezes que eles quiseram jogar a toalha, desistir. Afinal, são mais de 20 anos de batalhas contra o poder financeiro e a especulação imobiliária, predatória e destruidora do patrimônio ambiental, bem comum. E há a inércia do poder público feita cúmplice.
Eles seguem lá, na luta.
Hoje meu dia foi bem cheio. Tantas coisas, mil conversas, mil cenários de dificuldades, de impossibilidades, de jogos e situações que vejo e acerca dos quais nada posso fazer, de coisas que preciso fazer e não sei como ou não ainda tomei a devida coragem de fazer.
Aí, já à noite, fechando a última reunião, recebo esse presente, um lindo calendário da Associação Parque Ecológico das Sucupiras, um fruto coletivo.
Meu coração se encheu de alegria porque a luta deles me inspira.
Mais de duas décadas cuidando de um pedacinho do Cerrado, enfrentando descaso, muita grana, ameaças. Todavia reside neles um compromisso com o valor e o significado daquele último pedacinho do Cerrado no centro de Brasília, a Capital do nosso país. Fazem, junto ao grupo da Associação, as pequenas revoluções do cotidiano (como diz Heloisa Helena).
Do lado de cá estou sim, muito cansada do dia e suas impossibilidades, apreensiva frente às responsabilidades pelas quais respondo, mas, me sentindo provocada por esse exemplo de cidadania de vocês e da associação, a me manter animada e firme.
O lugar político que vocês ocupam é muito importante e necessário. Do lugar político que ocupo, espero poder servi-los, e apoiá-los nas lutas daí.
Obrigada pelo carinho.
Comentários
Postar um comentário