Alô Povos e Povas do Distrito Federal, a partir de hoje o nosso pequeno, altamente privilegiado e segregado e desigual território, passa a ter novo Governador. E nós, cidadãs e cidadãos, temos uma nova representação legislativa.
É muito importante participar do processo democrático, cujo marco mais celebrado é a eleição, mas a sua construção é no cotidiano.
O Portal G1 organizou um infográfico com as promessas de campanha do governador. Tome conhecimento, acompanhe. Saiba que ninguém governa sozinho. É uma engrenagem.
Tão importante quanto, é acompanhar a CLDF. Ao invés de fechá-la, como bem coloca o pessoal o Observatório Social de Brasília, o fundamental é ocupá-la.
A participação social qualifica os mandatos legislativos de forma impressionante e, consequentemente, aperfeiçoa a democracia. Ainda há parlamentares que não acreditam nisso porque no lugar de representantes, se percebem substitutos do povo.
A legislatura 2019/2023 terá apenas 8 deputados reeleitos. Temos uma chance enorme de romper muitos vícios na casa legislativa do DF e digo temos porque essa possibilidade se torna real na mesma proporção da participação social. Portanto, cidadãs e cidadãos, fiscalizem a casa e os mandatos, participem de todas as formas possíveis e quando, eventualmente, não houver espaço de participação no exercício dos mandatos, vão atrás dos parlamentares e exijam participação. Usem os mecanismos produzidos pela casa para promover participação. Existem e são efetivos.
Busquem conhecem quem são os 24 parlamentares eleitos. Não os deixem assumir posição de substitutos do povo. Acompanhem, façam o controle social dos mandatos, participem.
Democratizar a democracia é um desafio real e urgente e se não cobrarmos participação ficaremos à margem, apenas espectadores do nosso destino.
Se só existe o que se faz, vamos assumir a nossa responsabilidade cidadã e fazer parte da construção das políticas públicas e fiscalizar sua implantação e a aplicação dos recursos públicos. É um nosso dever.
Veja o infográfico aqui!
Edit: 17 deputados novatos porque Telma Rufina "caiu" para entrada de Jaqueline Silva, após reviravolta no TRE.
Comentários
Postar um comentário