Pular para o conteúdo principal

Sobre liberdade

A liberdade é controversa, paradoxal muitas vezes e, absolutamente misteriosa. Eu a valorizo profundamente e me aplico com sincero e responsável compromisso de vida, por tentar compreendê-la e exercitá-la.
Confesso. Hoje (e já tem 6 anos), faço menos "orações" e nelas não consigo sair do enredo: pedido de perdão dos pecados que cometo todo dia, pedido de renovo da graça e misericórdia do Criador sobre a minha vida, resgatando a minha humanidade, e agradecimento. Muito raramente consigo ir além disso e acho que nisso está tudo. Sei lá.
Há 6 anos, depois de servir numa congregação evangélica por 7 anos, como pastora, e outros 6 anos em outras tantas funções, deixei aquela "comunidade". Muita coisa tem rolado debaixo da ponte desde então e tenho tentado olhar para dentro de mim para me exercitar em conhecer as minhas podridões, tanto quanto o que há em mim que possa ser útil para a minha geração, em serviço.
Eu era absolutamente apaixonada, dedicada, inteira no exercício de todas as responsabilidades que ao longo daqueles anos todos me foram confiadas. Aliás, NUNCA consegui estar em algo ou algo fazer sem ser inteira naquilo.
Nesse processo de afastamento daquele universo no qual estive a vida toda mergulhada, me fiz muitos questionamentos e tenho descoberto que a principal coisa que me levou a romper com aquilo foi enxergar que eu já não era livre, que minha inteligência era manietada e eu tinha virado marionete.
Liberdade.

Sem ela a gente vai perdendo, pouco a pouco, a cor da pele, o brilho dos olhos, a força dos sonhos, a capacidade de esperançar e assim, de se transformar e transformar os mundos que toca.

Liberdade.

O bem mais precioso que podemos conquistar.

Quando entendi isso e finalmente, não sozinha, é preciso dizer, conseguir romper com uma série de coisas que me envolviam, cravei um memorial no meu coração, em que eu assumia a responsabilidade comigo mesma de nunca mais me deixar manietar, manipular, aprisionar e desprezar a liberdade que me foi dada ao receber a vida.
Duro exercício. Especialmente porque grande parte das vezes nos fazemos escravos de nós mesmos, do nosso egoísmo, da nossa arrogância, da nossa intolerância, da nossa estupidez.
Isso é uma cilada e tanto.
Algum rapper já cantou: "contra você, é você contra você mesmo, você é seu pior inimigo, seu pior pesadelo."
Pois é. Tenho dois inimigos: a minha natureza torta e os tiranos que fora de mim habitam.
Tenho duas guerras: vencer a mim e não permitir que os tiranos, monstros que se alimentam e se agigantam na medida em que devoram a liberdade alheia, se façam senhores da minha alma e me tomem a liberdade.
Liberdade.

Eu a entrego, muitas vezes, às causas que me possuem, mas não à deixarei ser tomada de mim por aves de rapina que se aproveitam das gentes distraídas.

Liberdade, incluo na minha oração, ó Eterno, que me ajudes a preservá-la, a entregar-me por ela e a dá-la somente em prol daquilo que vier dos valores que o dinheiro e o poder do homem não toquem e não possam comprar.
Minha liberdade de pensar não está à venda, por nada, nem por ninguém.
Tenho um patrimônio: um computador. E um bem intangível e de valor imensurável: liberdade.
O computador poderá estragar ou ser roubado e, necessariamente em algum momento será obsoleto. Minha liberdade, somente eu posso dá-la e farei tudo o que ao meu alcance estiver, para que assim seja. Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você Aprende

Você aprende... Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam. E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa,ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se leva anos para se construir confiança e a

Democracia e representatividade: por que a anistia aos partidos políticos é um retrocesso

Tramita a passos largos na Câmara dos Deputados, e só não foi provado hoje (2/maio) porque teve pedido de vistas, a PEC que prevê anistia aos partidos políticos por propaganda abusiva e irregularidades na distribuição do fundo eleitoral para mulheres e negros. E na ânsia pelo perdão do não cumprimento da lei, abraçam-se direita e esquerda, conservadores e progressistas. No Brasil, ainda que mulheres sejam mais que 52% da população, a sub-representação feminina na política institucional é a regra. São apenas 77 deputadas entre os 513 parlamentares (cerca de 15%). E no Senado, as mulheres ocupam apenas 13 das 81 cadeiras, correspondendo a 16% de representação. Levantamentos realizados pela Gênero e Número dão conta que apenas 12,6% das cadeiras nos executivos estaduais são ocupadas por mulheres. E nas assembleias legislativas e distrital esse percentual é de 16,4%. Quando avançamos para o recorte de raça, embora tenhamos percentual de eleitos um pouco mais elevado no nível federal, a ime

Bereshit → Rosh = Cabeça!

Bereshit é a primeira palavra da Bíblia. Moises não escreveu Gênesis - ele não conhecia esta palavra. Ele escreveu Bereshit. Gênesis foi a tradução dada pela septuaginta (tradução grega da Bíblia), de onde vieram os nomes dos livros do chamado Pentateuco. Os 5 livros de Moises são conhecidos em Hebraico como os 5 quintos ,ou seja 1 inteiro. Cada um dos livros sugere uma parte de um todo e Bereshit a primeira delas. O nome dos livros da Bíblia em Hebraico é o nome da primeira palavra, por isso o nome de Gênesis que significa No principio. A raiz da palavra Bereshit é palavra Rosh que significa Cabeça! A primeira palavra da Bíblia - No Cabeca marca o principio de Deus. Para o homem o principio é o coração, para Deus é a cabeça, e Cristo é o cabeça da nova criação, e nós temos a mente de Cristo! A primeira palavra da Bíblia já fala de Cristo, o cabeça! Col.1:17-18 revela que Paulo sabia de tudo isso. Ele é antes de todas as coisas, Nele tudo subsiste, Ele é a cabeça do corp