Pular para o conteúdo principal

Pessoas virtuosas por instituições virtuosas

Ouvir Marina Silva e acompanhar as suas práticas políticas é um exercício e tanto de aprendizado. Ela é uma pessoa ímpar, por isso procuro prestar bastante atenção ao que diz, matutar, refletir, observar a congruência do seu discurso e prática e absorver o que a minha própria consciência orienta.

Admiro especialmente o esforço a que ela se impõe, assim vejo, para que as pessoas se assumam cidadãs responsáveis pelos próprios destinos e para que percebam o quanto isso concorre para o destino coletivo.

Admiro a visão de liderança que estimula as pessoas à emancipação.

Admiro sua capacidade de provocar processos de pensamento com falas instigantes como quando diz:

"Pessoas virtuosas constroem instituições virtuosas que corrigem as pessoas quando falham em suas virtudes".

Tenho pensado muito sobre o significado e importância disso e, se e como temos nos desafiado a perceber o valor de, no processo democrático e na relação das forças políticas com a estrutura do Estado, em que ambos deveriam nortear ações e reações pelo serviço à sociedade, se esse exercício tem sido praticado ou não.

Penso que uma força política não deveria sequer considerar usar a estrutura do Estado desvirtuando os processos de ação para favores eleitorais, por exemplo. Mas sabemos que é o fato mais comum.

Por outro lado, acredito que seja absolutamente legítimo que as forças políticas que fazem a gestão do Estado, ao entregarem as missões cumpridas, se vejam em cada ação executada e tenham reconhecimento da mobilização para o acontecer (que, obviamente se faz a muitas mãos).

Exatamente por isso os cidadãos precisam ficar muito alerta e acompanhar com lupa a ação das forças políticas no Estado, tanto quanto de cada servidor em carreira estatal.

A sociedade deveria, DE MODO MUITO ESPECIAL, também acompanhar milimetricamente, a ação de cada parlamentar, pois não há execução de política pública sem as casas legislativas e, se há promiscuidade nas relações Executivo e Legislativo (e há, quase sempre), sejamos honestos, é porque os nossos legisladores são quase sempre promíscuos ou, no mínimo, SÃO TAMBÉM promíscuos. Pois, se um Executivo não é republicano, mas as casas legislativas são, elas enquadram o Executivo em alguma esfera procedimental, se não, ao menos pela fiscalização, seu papel por excelência.

Também, não podemos, claro, esquecer a nossa parcela, sociedade geral, que elegemos representantes e os fazemos nossos plenos procuradores, donos absolutos de nossa voz, braços e pés. Possuidores da nossa autonomia.

É bom sabermos e não esquecermos jamais: não existe cidadania sem pessoas emancipadas e capazes de olhar, ouvir, refletir, decidir.

É salutar sabermos, também, quem são os agentes políticos que gerem o Estado, seus compromissos COLETIVOS em torno da coisa pública e suas ações individuais, se ao serviço público estão submetidas. É preciso refletir sobre seus projetos e o que os guia, quais compromissos orientam suas tomadas de decisão e o quanto estes agentes estão comprometidos com os valores que representam, expressos em seus atos, no público E no privado, e não na cobrança ao outro que não assumiu possui-los.

É preciso, cidadãos amigos da terra brasilis, que desenvolvamos capacidade de analisar, minuciosamente, se os agentes políticos, estejam no Executivo ou Legislativo, estão trabalhando para a construção de instituições públicas virtuosas ou apenas e tão somente usando-as para mais um pleito eleitoral em favor do próprio o nome, o que se faz na manipulação do aparelho de gestão, tanto quando no manuseio de leis (criada ou emperradas) e no jogo com as necessidades mais latentes da população.

É preciso não aceitarmos, nobres amigas cidadãs, que os agentes políticos façam das estruturas do Estado seus serviçais, pois a missão é justamente em contrário, servidores públicos (de carreira ou não, políticos ou não, com mandato eletivo ou comissionados) a serviço da sociedade pela construção de instituições que vão além dos prazos eleitorais, desenvolvendo políticas para além do curto prazo dos políticos, como tantas vezes também repete Marina Silva.

Se o compromisso é a política como serviço e as novas práticas do legislar e executar, então, pelo menos para mim, essa pobre cidadã em desenvolvimento, focar os esforços na construção de virtudes e virtuosas instituições é a meta.

A sociedade, assim esperanço, está aprendendo a separar o joio do trigo e o serviço, não os sorrisos, lhe será validação ao tão sonhado voto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você Aprende

Você aprende... Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam. E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa,ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se leva anos para se construir confiança e a

Democracia e representatividade: por que a anistia aos partidos políticos é um retrocesso

Tramita a passos largos na Câmara dos Deputados, e só não foi provado hoje (2/maio) porque teve pedido de vistas, a PEC que prevê anistia aos partidos políticos por propaganda abusiva e irregularidades na distribuição do fundo eleitoral para mulheres e negros. E na ânsia pelo perdão do não cumprimento da lei, abraçam-se direita e esquerda, conservadores e progressistas. No Brasil, ainda que mulheres sejam mais que 52% da população, a sub-representação feminina na política institucional é a regra. São apenas 77 deputadas entre os 513 parlamentares (cerca de 15%). E no Senado, as mulheres ocupam apenas 13 das 81 cadeiras, correspondendo a 16% de representação. Levantamentos realizados pela Gênero e Número dão conta que apenas 12,6% das cadeiras nos executivos estaduais são ocupadas por mulheres. E nas assembleias legislativas e distrital esse percentual é de 16,4%. Quando avançamos para o recorte de raça, embora tenhamos percentual de eleitos um pouco mais elevado no nível federal, a ime

Bereshit → Rosh = Cabeça!

Bereshit é a primeira palavra da Bíblia. Moises não escreveu Gênesis - ele não conhecia esta palavra. Ele escreveu Bereshit. Gênesis foi a tradução dada pela septuaginta (tradução grega da Bíblia), de onde vieram os nomes dos livros do chamado Pentateuco. Os 5 livros de Moises são conhecidos em Hebraico como os 5 quintos ,ou seja 1 inteiro. Cada um dos livros sugere uma parte de um todo e Bereshit a primeira delas. O nome dos livros da Bíblia em Hebraico é o nome da primeira palavra, por isso o nome de Gênesis que significa No principio. A raiz da palavra Bereshit é palavra Rosh que significa Cabeça! A primeira palavra da Bíblia - No Cabeca marca o principio de Deus. Para o homem o principio é o coração, para Deus é a cabeça, e Cristo é o cabeça da nova criação, e nós temos a mente de Cristo! A primeira palavra da Bíblia já fala de Cristo, o cabeça! Col.1:17-18 revela que Paulo sabia de tudo isso. Ele é antes de todas as coisas, Nele tudo subsiste, Ele é a cabeça do corp