Pular para o conteúdo principal

Um ato, mil fatos

Rodoviária do Plano Piloto.

Sempre lembro que em alguns momentos do dia isso aqui deve ser um dos tantos rascunhos do inferno que estão espalhados por aí.

Tudo acontece na plataforma inferior, na porta do banheiro masculino, em frente ao box E-01. Estou esperando o ônibus para a Asa Norte.

Desculpem, vou usar alguns palavrões:

Polícia: encosta porra! 
Rapaz: pronto, senhor! Pronto, senhor!


O policial começa a bater na cabeça do rapaz com o cacetete.

Polícia: o que tem nessa garrafa?
Rapaz: é água, senhor, é água.


Leva mais duas batidas na cabeça e uma no meio das pernas.

Polícia: me da aqui essa porra, seu filho da puta e abaixa essa cabeça. Abaixa a cabeça, porra!

O policial toma a garrafa e cheira o líquido. Provavelmente identifica que é mesmo água e devolve pro rapaz. Bate mais duas vezes no rapaz, na cabeça e no pescoço, e dispara o último ato de civilidade antes de sair de peito inflado olhando desafiadoramente ao redor com a certeza de que ninguém abriria a boca para questioná-lo:

"Some daqui, viado. Rápido."

Que Estado é esse? 
Que sociedade é essa?


Nenhuma das pessoas, e eram muitas, que presenciaram a cena, sequer se moveu, inclusive eu.

Esses dias alguém compartilhou um vídeo de uma mulher, acusada de ter praticado um crime, sendo linchada. Uns cinco homens a enxotavam, esmurravam, arrastavam pelo cabelo e uma turba de mais de vinte pessoas filmava.

Que estado de alma é esse que nos faz tão inertes frente à violência; que nos amarra e silencia a ponto de não sermos capazes de questionar um policial em nítido ato de violação de direitos, maculando o exercício profissional?

O que se passa conosco para temermos tanto assim?

Será o ignorarmos as leis que regem esse país?

Será a plena desmoralização do instituto cidadania?

Será o fato de quase todos, na fila e no guichê, ao lado estarem rindo do rapaz que apanhava?

Será a descrença total nas instituições?

Até quando o deboche nos silenciará?

O das ruas entre os ditos cidadãos de bem?
Nas instituições públicas e privadas onde vale a lei do mais esperto?
Nas casas da república onde a cidadania é violentada?


À luz do dia, todo dia, na rodoviária, pretos pobres e pobres outros passam por isso e todos silenciam.

Na calada da noite, pretos pobres e pobres outros, também, todos os dias, não só apanham sob o desdém do Estado, como caem em grito emudecido e sangue escorrendo e marcando o território do medo.

Medo.
Ignorância.
Julgamento prévio nos olhares.


E só depois, quando o Estado presente em ato vergonhoso virou as costas, consegui soltar na fila em que estava, o furor inútil de "isso é um absurdo".

Risos e um sussurro do guichê ao lado: "desce o cacete mesmo, puliça".

[28 de fevereiro de 2017, 18h30min. Rodoviária do Plano Piloto. Brasília. Distrito Feder. Brasil]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Democracia e representatividade: por que a anistia aos partidos políticos é um retrocesso

Tramita a passos largos na Câmara dos Deputados, e só não foi provado hoje (2/maio) porque teve pedido de vistas, a PEC que prevê anistia aos partidos políticos por propaganda abusiva e irregularidades na distribuição do fundo eleitoral para mulheres e negros. E na ânsia pelo perdão do não cumprimento da lei, abraçam-se direita e esquerda, conservadores e progressistas. No Brasil, ainda que mulheres sejam mais que 52% da população, a sub-representação feminina na política institucional é a regra. São apenas 77 deputadas entre os 513 parlamentares (cerca de 15%). E no Senado, as mulheres ocupam apenas 13 das 81 cadeiras, correspondendo a 16% de representação. Levantamentos realizados pela Gênero e Número dão conta que apenas 12,6% das cadeiras nos executivos estaduais são ocupadas por mulheres. E nas assembleias legislativas e distrital esse percentual é de 16,4%. Quando avançamos para o recorte de raça, embora tenhamos percentual de eleitos um pouco mais elevado no nível federal, a ime

Bereshit → Rosh = Cabeça!

Bereshit é a primeira palavra da Bíblia. Moises não escreveu Gênesis - ele não conhecia esta palavra. Ele escreveu Bereshit. Gênesis foi a tradução dada pela septuaginta (tradução grega da Bíblia), de onde vieram os nomes dos livros do chamado Pentateuco. Os 5 livros de Moises são conhecidos em Hebraico como os 5 quintos ,ou seja 1 inteiro. Cada um dos livros sugere uma parte de um todo e Bereshit a primeira delas. O nome dos livros da Bíblia em Hebraico é o nome da primeira palavra, por isso o nome de Gênesis que significa No principio. A raiz da palavra Bereshit é palavra Rosh que significa Cabeça! A primeira palavra da Bíblia - No Cabeca marca o principio de Deus. Para o homem o principio é o coração, para Deus é a cabeça, e Cristo é o cabeça da nova criação, e nós temos a mente de Cristo! A primeira palavra da Bíblia já fala de Cristo, o cabeça! Col.1:17-18 revela que Paulo sabia de tudo isso. Ele é antes de todas as coisas, Nele tudo subsiste, Ele é a cabeça do corp

De longe somos mais interessantes (?)

"A distância iguala tudo".  É quando se está perto que as diferenças e desigualdades se tornam visíveis e passam a incomodar e ai, ou nos empurram para longe outra vez, ou nos movem para  a construção coletiva rumo a um novo caminho. A frase de abertura desse artigo foi capturada de um filme, o documentário "Lixo Extraordinário" e ela é dita por Vik Muniz. Desde que a ouvi, tenho tentado não esquecê-la, mas permitir que o incômodo que ela me provoca, se reproduza num processo de transformação interior frente ao que há dentro dela, segundo o meu ponto de vista. É engraçado que nós sabemos que nos é impossível uma vida plenamente saudável (física, emocional e espiritual) se escolhemos o caminho do isolamento ou como queremos crer, do distanciamento.  À distância vemos uma rosa, não seu espinho;  À distância vemos um rio, não o seu odor; À distância vemos um lixão, não a degradação que o habita; À distância vemos o nosso Congresso Nacional, não o