Pular para o conteúdo principal

As pessoas valem (?)

Se as pessoas não nos valerem ocupar nosso tempo, com seus dilemas e potenciais, problemas e soluções, implicações de razão e os trôpegos passos de quem tem pressa e por isso falha ou de quem é cuidadoso e falha nisso também, nenhum valor terá o discurso do realizar ao preço de ver sucumbir trajetórias, de não enxergar as gentes que do lado da gente sacrificam-se.

Porque o que vale são as pessoas.

Nenhuma conquista vale, se antes não vierem as pessoas.

Dar-se não vale nada, por nenhuma instituição, por melhores sejam no papel os seus valores, se não suarmos e não perdermos o sono e não nos aplicarmos pelas pessoas e às pessoas, seus dilemas, inclusive.

Hoje eu estou bem certa disso e este foi um aprendizado à base de 13 anos de entrega total e irrestrita à uma instituição. Não farei mais isso. De tudo o que já abandonei de mim nas estradas da existência, das poucas promessas que me fiz, me aplicarei a honrar esta: a instituição só vale se as pessoas valerem, porque as instituições virtuosas que corrigem as pessoas quando falham em suas virtudes, são antes construídas por pessoas virtuosas. É e deve ser, um ciclo de virtudes que se retroalimentam e se corrigem, aperfeiçoam.

A primeira virtude de uma instituição, representada obviamente nas pessoas que a fazem, é não coisificar pessoas, é considera-las do ponto de partida, na estrada seguida até a chegada proposta.

O que vale no final são as pessoas e elas não se teletransportam do início ao término da caminhada. Fantasmas não são. Elas dão passos, avançam, recuam, param, são um lidar de razões e emoções, até que finde a estrada.

Ou as pessoas valem ou não há valor na caminhada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Democracia e representatividade: por que a anistia aos partidos políticos é um retrocesso

Tramita a passos largos na Câmara dos Deputados, e só não foi provado hoje (2/maio) porque teve pedido de vistas, a PEC que prevê anistia aos partidos políticos por propaganda abusiva e irregularidades na distribuição do fundo eleitoral para mulheres e negros. E na ânsia pelo perdão do não cumprimento da lei, abraçam-se direita e esquerda, conservadores e progressistas. No Brasil, ainda que mulheres sejam mais que 52% da população, a sub-representação feminina na política institucional é a regra. São apenas 77 deputadas entre os 513 parlamentares (cerca de 15%). E no Senado, as mulheres ocupam apenas 13 das 81 cadeiras, correspondendo a 16% de representação. Levantamentos realizados pela Gênero e Número dão conta que apenas 12,6% das cadeiras nos executivos estaduais são ocupadas por mulheres. E nas assembleias legislativas e distrital esse percentual é de 16,4%. Quando avançamos para o recorte de raça, embora tenhamos percentual de eleitos um pouco mais elevado no nível federal, a ime

Bereshit → Rosh = Cabeça!

Bereshit é a primeira palavra da Bíblia. Moises não escreveu Gênesis - ele não conhecia esta palavra. Ele escreveu Bereshit. Gênesis foi a tradução dada pela septuaginta (tradução grega da Bíblia), de onde vieram os nomes dos livros do chamado Pentateuco. Os 5 livros de Moises são conhecidos em Hebraico como os 5 quintos ,ou seja 1 inteiro. Cada um dos livros sugere uma parte de um todo e Bereshit a primeira delas. O nome dos livros da Bíblia em Hebraico é o nome da primeira palavra, por isso o nome de Gênesis que significa No principio. A raiz da palavra Bereshit é palavra Rosh que significa Cabeça! A primeira palavra da Bíblia - No Cabeca marca o principio de Deus. Para o homem o principio é o coração, para Deus é a cabeça, e Cristo é o cabeça da nova criação, e nós temos a mente de Cristo! A primeira palavra da Bíblia já fala de Cristo, o cabeça! Col.1:17-18 revela que Paulo sabia de tudo isso. Ele é antes de todas as coisas, Nele tudo subsiste, Ele é a cabeça do corp

De longe somos mais interessantes (?)

"A distância iguala tudo".  É quando se está perto que as diferenças e desigualdades se tornam visíveis e passam a incomodar e ai, ou nos empurram para longe outra vez, ou nos movem para  a construção coletiva rumo a um novo caminho. A frase de abertura desse artigo foi capturada de um filme, o documentário "Lixo Extraordinário" e ela é dita por Vik Muniz. Desde que a ouvi, tenho tentado não esquecê-la, mas permitir que o incômodo que ela me provoca, se reproduza num processo de transformação interior frente ao que há dentro dela, segundo o meu ponto de vista. É engraçado que nós sabemos que nos é impossível uma vida plenamente saudável (física, emocional e espiritual) se escolhemos o caminho do isolamento ou como queremos crer, do distanciamento.  À distância vemos uma rosa, não seu espinho;  À distância vemos um rio, não o seu odor; À distância vemos um lixão, não a degradação que o habita; À distância vemos o nosso Congresso Nacional, não o