Pular para o conteúdo principal

Ingenuidade!

Ingenuidade não deveria ser fraqueza, mas qualidade louvável e desejada. Não é.

A existência é uma selva e nela, os ingênuos, as pessoas crédulas, os que insistem em dar votos de confiança, normalmente, são os primeiros atropelados pela sanha de poder, a irrefreável disposição por construção, pensada, de processos de solapa, o incontido desejo ao holofote.

A Bíblia, para mim, é um livro sagrado e não porque as suas histórias, a sua letra não deva ser posta sob a luz dos questionamentos e da dúvida, afinal, é bem difícil lidar com elas racionalmente, ao mesmo tempo em que é, justamente a razão, que mais é mobilizada em mim, por seus sagrados ensinamentos. Quero dizer que, ao ler o texto bíblico, eu sou levada a questionar a minha própria conduta e a fazer uma escolha frente ao tipo de gente que desejo ser - aquela que se inspira no Cristo expresso ao longo da fatia histórica da Bíblica e que, para mim, creio, se perpetua na história em nós, sempre que manifestamos os princípios do seu Reino, semeados aqui, em vida.

Então, significativa parte da minha leitura de mundo (e nem poderia ser diferente) tem por pontapé inicial o tal livro sagrado, a Bíblia, é lá a minha primeira referência, minha base comparativa, mas não consigo fazer isso na letra, na discussão teológica (nem tenho conhecimento para tal), faço-o a partir daquilo que o texto me comunica no espírito e em soma com outros conhecimentos que tenho buscado adquirir e sob a luz daquilo que é espiritual e no que acredito.

Essa coisa toda, que é o que me tornei, que é a base da minha vida e o que me ajuda a compreender o mundo e os seus desafios (ou que pelo menos me ajuda a não sucumbir diante deles) é justamente o que me choca quando somos exigidos o tempo todo a sermos espertos, a desconfiarmos das pessoas, suas falas e expressões (ou contenção delas). Eu simplesmente reluto em dar o braço a torcer que 'tem que ser assim', uma vida sem ingenuidade, ou seja, sem candura e simplicidade, porque isso significa, no mundo real dos tempos humanos, sermos os bobos de quem todos se aproveitarão, de quem os que vieram para dominar, ser cabeça e não calda, sugarão os sonhos, as energias, as esperanças até chegar ao ponto de sugar-lhes, também, a singeleza, a candura, a simplicidade e fazê-los seus iguais, torpes violadores de humanidade, que sangram por manter-se em destaque, ainda que a luz que os põe em lugar alto não seja exatamente a natural de exuberância e valor, mas a artificial, utilitarista e que, necessariamente, para existir precisa destruir, a que é pálida, mas é posta em lugar alto para que todos vejam. 

Eu lamento, por minha própria existência, estar-me tornando uma pessoa menos ingênua, menos crédula, menos disponível a dar um voto de confiança a determinadas plataformas e pior, pessoas, porque isso me faz sangrar e não tenho ciência do tamanho do meu estoque de energia para a hipocrisia.

Eu sei que sei não somos bons e não sei explicar isso, como que ainda assim, algumas vezes podemos fazer coisas boas (a não ser sob a luz do Evangelho que desejo como norte). Mesmo sabendo, dói admitir que "não é possível" desejar a ingenuidade, ainda que a possa admirar e que ela é desprezada e tomada por tolice e sem valor quem a valoriza. Eu sei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Democracia e representatividade: por que a anistia aos partidos políticos é um retrocesso

Tramita a passos largos na Câmara dos Deputados, e só não foi provado hoje (2/maio) porque teve pedido de vistas, a PEC que prevê anistia aos partidos políticos por propaganda abusiva e irregularidades na distribuição do fundo eleitoral para mulheres e negros. E na ânsia pelo perdão do não cumprimento da lei, abraçam-se direita e esquerda, conservadores e progressistas. No Brasil, ainda que mulheres sejam mais que 52% da população, a sub-representação feminina na política institucional é a regra. São apenas 77 deputadas entre os 513 parlamentares (cerca de 15%). E no Senado, as mulheres ocupam apenas 13 das 81 cadeiras, correspondendo a 16% de representação. Levantamentos realizados pela Gênero e Número dão conta que apenas 12,6% das cadeiras nos executivos estaduais são ocupadas por mulheres. E nas assembleias legislativas e distrital esse percentual é de 16,4%. Quando avançamos para o recorte de raça, embora tenhamos percentual de eleitos um pouco mais elevado no nível federal, a ime

Bereshit → Rosh = Cabeça!

Bereshit é a primeira palavra da Bíblia. Moises não escreveu Gênesis - ele não conhecia esta palavra. Ele escreveu Bereshit. Gênesis foi a tradução dada pela septuaginta (tradução grega da Bíblia), de onde vieram os nomes dos livros do chamado Pentateuco. Os 5 livros de Moises são conhecidos em Hebraico como os 5 quintos ,ou seja 1 inteiro. Cada um dos livros sugere uma parte de um todo e Bereshit a primeira delas. O nome dos livros da Bíblia em Hebraico é o nome da primeira palavra, por isso o nome de Gênesis que significa No principio. A raiz da palavra Bereshit é palavra Rosh que significa Cabeça! A primeira palavra da Bíblia - No Cabeca marca o principio de Deus. Para o homem o principio é o coração, para Deus é a cabeça, e Cristo é o cabeça da nova criação, e nós temos a mente de Cristo! A primeira palavra da Bíblia já fala de Cristo, o cabeça! Col.1:17-18 revela que Paulo sabia de tudo isso. Ele é antes de todas as coisas, Nele tudo subsiste, Ele é a cabeça do corp

De longe somos mais interessantes (?)

"A distância iguala tudo".  É quando se está perto que as diferenças e desigualdades se tornam visíveis e passam a incomodar e ai, ou nos empurram para longe outra vez, ou nos movem para  a construção coletiva rumo a um novo caminho. A frase de abertura desse artigo foi capturada de um filme, o documentário "Lixo Extraordinário" e ela é dita por Vik Muniz. Desde que a ouvi, tenho tentado não esquecê-la, mas permitir que o incômodo que ela me provoca, se reproduza num processo de transformação interior frente ao que há dentro dela, segundo o meu ponto de vista. É engraçado que nós sabemos que nos é impossível uma vida plenamente saudável (física, emocional e espiritual) se escolhemos o caminho do isolamento ou como queremos crer, do distanciamento.  À distância vemos uma rosa, não seu espinho;  À distância vemos um rio, não o seu odor; À distância vemos um lixão, não a degradação que o habita; À distância vemos o nosso Congresso Nacional, não o