Um recorte da PDAD (Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios) - 2016, no caso Estrutural: http://www.codeplan.df.gov.br/…/Apresentacao_PDAD_Estrutura…
Dados que dizem muito, especialmente quando olhamos o resultado da pesquisa de outra Região Administrativa do DF, o Lago Sul (divulgada hoje: http://agenciabrasilia.df.gov.br/…/10/pdad-lago-sul-2016.pdf), e lembro o que ouvi em audiência pública sobre a desobstrução da Orla do Lago que é de TODOS NÓS, contra a qual se agarram com unhas e dentes, uma meia dúzia de moradores auto proclamados "o maior PIB do planeta", e que lançam mão de todas as formas possíveis para continuar a judicialização das ações de abertura da orla a quem de direito.
Enfim, o real grito das nossas ações e reações não sai da nossa garganta, ficando os nossos silêncios expressos em números como esses aqui, resumidos ao final, e em mais detalhes no link abaixo.
- E esse grito, quem o dará?
- Quando falaremos pela redução da desigualdade social?
- Quando ocuparemos as ruas pelo pobre, oprimido e necessitado?
- Quando a pessoa humana ocupará mais espaço nos nossos sonhos e afazeres, ações e reações que o consumo desnecessário do nosso cotidiano?
- Quando nos disporemos a separar um dia que seja dos nossos todos para pensar que os condomínios, paraísos de segurança e bem estar social, qualidade de vida e conforto como nos são vendidos, não se farão fato diante de abissal desequilíbrio na nossa estrutura social?
- Por quanto tempo ainda o nosso silêncio dirá, com todas as letras, que o que nos basta é ter e o ser não nos é significado que valha?
Em cólicas pelo dia em que dados estatísticos como estes serão pauta dos congressos de juventude das igrejas evangélicas, tal qual dos demais departamentos.
E por que coloco luz sobre as igrejas evangélicas?
Porque é o que eu sou - EU SOU IGREJA - é de onde vim e em torno do que construo minhas escolhas. E jamais poderia ser diferente.
Sim, a despeito de alguns dizerem que me perdi por não ir todo domingo a um templo, EU SOU IGREJA e olhar esses dados me dói ainda mais, é como se rasgasse a minha alma. Mas sim, no final, me perdi, mas para me achar e por isso, não posso falar de outro lugar, se não desse, pois eu acredito em princípios e valores de um reino de justiça e paz que está dentro de cada um de nós, está dentro de mim e me diz que eu não posso ser uma igreja surda às necessidades do meu próximo e muda ante os sistemas que oprimem e descaracterizam o humano e todas as suas inter-relações existenciais.
----------------
Escolaridade:
• Do total de crianças de 0 a 4 anos, 2.790 (88%) estão fora da escola. Entre 5 e 6 anos, 239 (18%) não frequentam escola e de 6 a 14 anos, 20 (0,05%) estão fora da escola.
• De 7 a 17 anos, 96% frequentam escola (9.046) e 418 não estudam.
• Entre 18 a 25 anos 29% estudam. Destes, 12% fazem faculdade.
• Na faixa etária acima de 25 anos apenas 4% frequentam escola.
• A escolaridade da população do SCIA-Estrutural concentra-se na categoria dos que têm nível fundamental incompleto, 45,21%, seguida pelo ensino médio completo, 16,60%. Apenas 1,53% têm nível superior.
Comentários
Postar um comentário