Pular para o conteúdo principal

Brasília que Queremos?

Acho que avaliar o governo, seja qual for, não pode ser um recorte. É um contexto amplo e com elementos muito diversos.

Alguns desses tantos elementos que precisam ser considerados:
  • O país.
  • A condição local do Estado e o seu histórico.
  • As medidas de eficácia de médio e longo prazo.

Somente esses três, TALVEZ, sejam base para AINDA darmos crédito ao governo em voga. No caso, a nós também, porque em certa medida não dar para falar eles lá e nós cá. Não sempre.

Tem coisas complicadas de lidar? 

Certamente muitas.
Talvez a principal esteja nas forças outras que o compõem. Conservadoras, de mentalidade pouco republicana. E, talvez devamos nos perguntar: é exclusividade deste ou mais um continuísmo espúrio já absorvido pela cultura política local, tolerado e até certa medida fomentado por nós, sociedade?

Há ainda elementos extra Executivo que impactam muito fortemente na gestão da cidade. Um deles, CLDF.

A composição é muito ruim. São raras as exceções. Não há espírito republicano regendo as ações. Não há compromisso com a cidade, senão os compromissos de interesses econômicos pessoais e de pequenos grupos ou projetos eleitorais por si só. Estou passando a régua pelo geral. Claro.

É uma estrutura acostumada a trabalhar vendida ao Executivo por favorecimentos nada descentes às bases eleitorais ou, empenhada em emperrar qualquer que seja o Governo quando a desagrada. Ou seja, quando o que está sendo proposto fere interesses de grupos econômicos há muito donos do Estado ou o sindicalismo viciado, aparelhado,  o corporativismo cego.

Um ciclo de mais do mesmo em que as poucas andorinhas pouco conseguem de efetivo fazer.

Talvez, uma pergunta muito importante que precisamos seriamente fazer, sendo um jargão que quase TODOS nós já usamos seja:

QUAL É A CIDADE QUE QUEREMOS?

Nós sabemos mesmo?

Saber que cidade queremos nos ajudará a olhar, de modo mais completo, o que esse governo está fazendo que tenha relação com isso.

Ajudará, inclusive, a reconhecermos as ações de pequeno prazo e no que elas estão emperrando. As de médio e longo prazo que nos exigirão sustentá-las. 

Sim, amigos, se não houver forte sustentabilidade política, nada que seja republicano fica de pé nessa cidade. Nada.

Por fim, saber responder qual a cidade que queremos nos ajudará a pensar a CLDF para contribuirmos mais eficientemente a empurrá-la no norte da sustentabilidade e que alie-se ao Governo quando isso estiver sendo promovido e o empurre nesse sentido quando não for o caso, denunciando seu descompromisso com o que foi "vendido" à sociedade.

Isso cabe sempre e não somente agora.

De resto.
Do alto do meu pouco conhecimento, SÓ posso dizer que olhares fatiados nos levarão a análises fatiadas, portanto, muito comprometidas com insatisfações bem pessoais, e especialmente a sermos regidos por sensações.

Aí complica, né?
Até mesmo as ações da REDE no Executivo e no Legislativo ficam inócuas, vistas apenas de um ponto. 

Eu tenho forte disposição a me juntar a um pensamento que foi compartilhado tempos atrás, quando diz que a maior contribuição que a REDE pode fazer no contexto político atual é tornar-se força mobilizadora da sociedade.

Minha pergunta seguinte é: como?
Minha inocente primeira resposta?
  • Se está no Governo: trabalhar para que a sustentabilidade seja eixo central das decisões, como o André Lima, Secretário do Meio Ambiente, muito repete. Isso é bastante pesado, complexo, desafiador. Exige muito comprometimento, apoio, inteligência política e os seus resultados NÃO serão imediatos;
  • Se está na CLDF: mandatos compartilhados, efetivamente, a serviço de educação política da sociedade. Vetores potentes para disseminação dos princípios e valores da sustentabilidade. Entregues a fazer a sociedade pensar sobre isso e a comprometer-se com isso. Exige MUITO comprometimento com o sonho coletivo, abnegação, disposição para romper hábitos e cultivar novos. Inovação. Experimentação;
  • Se está na SOCIEDADE:  organicidade, militância comprometida com a sustentabilidade - em descobri-la, experimentá-la, disseminá-la. Exercício de autoria em feitos. Envolvimento com os tais núcleos vivos da sociedade, participação efetiva na construção do cotidiano desse movimento político que se propõe inovador. Paciência. Perseverança. Mente aberta para o novo, considerando que não nasce do nada.
O caminho mais difícil?
É a única certeza que tenho.

Utópico? 
Já dizia Galeano: "A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar."

E para hoje, agora? 
Ainda penso que está muito significativamente nas nossas mãos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você Aprende

Você aprende... Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam. E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa,ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se leva anos para se construir confiança e a

Democracia e representatividade: por que a anistia aos partidos políticos é um retrocesso

Tramita a passos largos na Câmara dos Deputados, e só não foi provado hoje (2/maio) porque teve pedido de vistas, a PEC que prevê anistia aos partidos políticos por propaganda abusiva e irregularidades na distribuição do fundo eleitoral para mulheres e negros. E na ânsia pelo perdão do não cumprimento da lei, abraçam-se direita e esquerda, conservadores e progressistas. No Brasil, ainda que mulheres sejam mais que 52% da população, a sub-representação feminina na política institucional é a regra. São apenas 77 deputadas entre os 513 parlamentares (cerca de 15%). E no Senado, as mulheres ocupam apenas 13 das 81 cadeiras, correspondendo a 16% de representação. Levantamentos realizados pela Gênero e Número dão conta que apenas 12,6% das cadeiras nos executivos estaduais são ocupadas por mulheres. E nas assembleias legislativas e distrital esse percentual é de 16,4%. Quando avançamos para o recorte de raça, embora tenhamos percentual de eleitos um pouco mais elevado no nível federal, a ime

Bereshit → Rosh = Cabeça!

Bereshit é a primeira palavra da Bíblia. Moises não escreveu Gênesis - ele não conhecia esta palavra. Ele escreveu Bereshit. Gênesis foi a tradução dada pela septuaginta (tradução grega da Bíblia), de onde vieram os nomes dos livros do chamado Pentateuco. Os 5 livros de Moises são conhecidos em Hebraico como os 5 quintos ,ou seja 1 inteiro. Cada um dos livros sugere uma parte de um todo e Bereshit a primeira delas. O nome dos livros da Bíblia em Hebraico é o nome da primeira palavra, por isso o nome de Gênesis que significa No principio. A raiz da palavra Bereshit é palavra Rosh que significa Cabeça! A primeira palavra da Bíblia - No Cabeca marca o principio de Deus. Para o homem o principio é o coração, para Deus é a cabeça, e Cristo é o cabeça da nova criação, e nós temos a mente de Cristo! A primeira palavra da Bíblia já fala de Cristo, o cabeça! Col.1:17-18 revela que Paulo sabia de tudo isso. Ele é antes de todas as coisas, Nele tudo subsiste, Ele é a cabeça do corp