Minha anotações referente à visita do Pr. Ariovaldo Ramos à Igreja Cristã Missionára - Estrutural, DF.
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Mateus 5:14
Mateus 5:14
Jesus aborda a natureza da presença da sua comunidade na sociedade e ele chama isso de luz do mundo.
A função da luz significa nos enxergarmos, enxergar o que está ao nosso redor, dar condições necessárias para avaliarmos o local onde estamos, e ai tomarmos decisões.
Sem luz, estamos sempre num ambiente perigoso, pois, por causa da escuridão, não se sabe para onde ir.
Igreja, luz do mundo, ela tem uma função, e é para o outro, pois luz não existe para ela mesma, ela sempre existe para fora de si, para afugentar a escuridão.
A igreja não vive para si mesma, ela existe para dar condição a todas as pessoas à sua volta, de verem onde estão e em que condições estão. A igreja tem de viver de tal maneira, que as pessoas a sua volta, tenham condições de ver a elas mesmas, em que condições estão e possam, a partir daí, decidir.
Jesus colocou a Igreja a serviço do próximo, com o encargo de iluminar as pessoas, a sociedade.
Ser cristão é ter de cara uma missão: iluminar. E precisamos fazer isso em duas dimensões: Particular e como Comunidade, pois o Senhor nos colocou numa condição de serviço absoluto.
Na dimensão comunitária temos reuniões de pessoas para serem capacitadas com o fim de iluminarem individualmente e coletivamente.
Como a Comunidade ilumina?
- Através das boas obras.
A Igreja tem que ajudar as pessoas a se verem em relação a si mesmas e em relação a Deus. Mas também tem ajudar a se verem em relação à comunidade, porque a comunidade a afeta e ela afeta a comunidade. Assim, atos de bondade que iluminam, fazem as pessoas perceberem quem são, onde estão, o que está acontecendo e o que pode ser feito, pois o indivíduo precisa tornar-se responsável pelo lugar onde está.
Como Comunidade, temos iluminado?
Como Comunidade, temos nos unido a outras Comunidades para aumentar o nosso potencial de iluminação?
Como pessoas, que iluminação temos oferecido?
Como pessoas, como estamos ajudando outras pessoas?
O nosso desafio é descobrir o melhor jeito de iluminar.
Comentários
Postar um comentário