Pular para o conteúdo principal

Sobre máscaras e farsas

Em dado momento faltou-lhe ar.
Faltou-lhe a palavra.
Faltou-lhe verbalizar o que sentia, via, pensava.  E, por anos emudeceu.

Havia muita energia e um rigor militar em tudo o que fazia para cumprir as responsabilidades que lhe foram confiadas. Até que, em outro momento, não de repente, mas sob uma ordem de amar, a capacidade de questionar lhe aflorou à mente, novamente.

Uma feroz batalha interior minava lentamente seu rigor e seu fervor para aquelas demandas que se haviam feito sua senhora..

Sobrevivia entre o esforço de aprender a amar, como fora ordenado, e a sufocante e crescente percepção de ter-se tornado uma farsa.

Sim, ao findar as tarefas, inúmeras de cada dia, resistia apenas a sombra da frágil existência de quem vive uma farsa sob o julgo de estar absolutamente comprometida pelo que representa, na farsa.

Uma oração, todos as noites:
Senhor, por favor, ajude-me a descobrir como não ser uma farsa!

Tirar máscaras traz o alívio de respirar sem tampões, mas também a inquietação do não reconhecimento, afinal, quem se lembrará da essência do que se é de verdade quando quase toda a sua identidade era a máscara e os seus limites?

Medo.
Relações construídas com aquela figura ficaram no nível da personagem mascarada ou será possível haver algo de profundo na farsa - como uma amizade nascida a partir do olhar que não pode ser mascarado?

E começam os necessários processos de ruptura.
Dores.

Incerteza.

Continuar desnudando-se e perder as garantias de uma máscara congela a espinha.

Ignorar é uma ordem inconsciente.

Aprender a reconhecer hoje a pessoa sem máscara de anos, décadas passadas tem muito mais significado que a previsão que se possa inicialmente fazer. É como se toda uma trajetória escrita estivesse o tempo todo sob pesada nuvem de fumaça e daí, claro, impossível sair sem chamuscar.  

Necessário.

Compreender o tempo, as experiências, erros, acertos. Tentar enxergar as motivações e significados é saudável e importante, pois, nenhum esforço é perdido e não há trabalho vão quando se consegue descifrar as motivações e há nelas provas de boas intenções pelo coletivo. No fim, é fundamental não acusar-se das máscaras até percebê-las.

Sabe aquela verdade de não serem considerados os nossos erros do tempo da ignorância? Por mais incrível que possa parecer, quase sempre não nos daremos conta de usarmos máscaras até que elas nos asfixiem, muito embora, antes nos desfigurem.

Libertador.

Ainda que seja misteriosamente pesado viver sem máscaras, pior,  certamente, é o constrangimento de, no escuro do quarto, sob o sussurro da consciência, saber-se farsante. Por isso é importante guardar uma alavanca moral para sabermos que entre as dúvidas da farsa e os constrangimentos do desnudar-se há mistérios, há dores, há flores e dissabores, há olhares internos profundos, libertadores, mostrando que o desafio de nos olharmos no espelho da consciência e nos reconhecermos é o que vale nessa existência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você Aprende

Você aprende... Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam. E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa,ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se leva anos para se construir confiança e a

Democracia e representatividade: por que a anistia aos partidos políticos é um retrocesso

Tramita a passos largos na Câmara dos Deputados, e só não foi provado hoje (2/maio) porque teve pedido de vistas, a PEC que prevê anistia aos partidos políticos por propaganda abusiva e irregularidades na distribuição do fundo eleitoral para mulheres e negros. E na ânsia pelo perdão do não cumprimento da lei, abraçam-se direita e esquerda, conservadores e progressistas. No Brasil, ainda que mulheres sejam mais que 52% da população, a sub-representação feminina na política institucional é a regra. São apenas 77 deputadas entre os 513 parlamentares (cerca de 15%). E no Senado, as mulheres ocupam apenas 13 das 81 cadeiras, correspondendo a 16% de representação. Levantamentos realizados pela Gênero e Número dão conta que apenas 12,6% das cadeiras nos executivos estaduais são ocupadas por mulheres. E nas assembleias legislativas e distrital esse percentual é de 16,4%. Quando avançamos para o recorte de raça, embora tenhamos percentual de eleitos um pouco mais elevado no nível federal, a ime

Bereshit → Rosh = Cabeça!

Bereshit é a primeira palavra da Bíblia. Moises não escreveu Gênesis - ele não conhecia esta palavra. Ele escreveu Bereshit. Gênesis foi a tradução dada pela septuaginta (tradução grega da Bíblia), de onde vieram os nomes dos livros do chamado Pentateuco. Os 5 livros de Moises são conhecidos em Hebraico como os 5 quintos ,ou seja 1 inteiro. Cada um dos livros sugere uma parte de um todo e Bereshit a primeira delas. O nome dos livros da Bíblia em Hebraico é o nome da primeira palavra, por isso o nome de Gênesis que significa No principio. A raiz da palavra Bereshit é palavra Rosh que significa Cabeça! A primeira palavra da Bíblia - No Cabeca marca o principio de Deus. Para o homem o principio é o coração, para Deus é a cabeça, e Cristo é o cabeça da nova criação, e nós temos a mente de Cristo! A primeira palavra da Bíblia já fala de Cristo, o cabeça! Col.1:17-18 revela que Paulo sabia de tudo isso. Ele é antes de todas as coisas, Nele tudo subsiste, Ele é a cabeça do corp