É muito chato quando a gente usa uma liberdade que não tem. É uma coisa profundamente vergonhosa.
Outro dia eu usei, no trabalho, uma liberdade que não tinha - pelo menos não naquele contexto e momento - e quando a minha chefe me deu um risinho de reprovação bem discreto. eu quis me enfiar debaixo da mesa, fiquei profundamente envergonhada. Ainda bem que me toquei.
Sabe uma liberdade que o Cristo não nos deu?
Condenar os "pecados sexuais" dos outros. Embora Ele nos tenha dado, por exemplo, a liberdade de "condenar" os desvios de caráter dos corruptos. Sim, porque a corrupção é desvio de caráter, quase sempre. Enfim...
À mulher pega em flagrante adultério Ele disse "filha, deixa o meu amor te tocar, deixa eu te amar...vai...e nesse amor siga em paz o teu caminho,...siga o caminho do meu amor".
Aos corruptos do templo, que zombavam da fé do povo e corrompiam aquele culto, ele puxou o chicote e saiu quebrando tudo. A gente diria, "nervosinho, hein, Jesus!'
Uma pergunta que talvez a gente deva se fazer é: quanto tempo ainda vai demorar pra gente começar a se tocar e corar de vergonha por criar polêmicas com o que o Cristo não nos deu liberdade fazer?
A gente é assim, uma gente tosca mesmo. Eu faço um monte de coisa tosca, quase sempre...a gente é uma gente tosca....mas a gente precisa se desafiar a parar com essa frescura de defender o indefensável e é indefensável o cristão sem misericórdia, que condena o pecado sexual e não o pecado da nação, o pecado da corrupção (feito em nome de Deus, muitas vezes), o pecado de pregar a restauração e não praticar o incansável investimento em todos os miseráveis (todos nós) que precisem ser restaurados - uns no bolso, outro nos sentimentos, outros no corpo, outros conceitualmente, outros socialmente e por aí vai.
Um dia aprendi a pedir que Deus não desistisse de mim, apesar de mim ... e é isso que eu peço mais uma vez: Deus, não desista de mim, por favor, apesar de mim e que eu core de vergonha toda as vezes que usar uma liberdade que não me for dada.
Comentários
Postar um comentário