Pular para o conteúdo principal

Ocupe o Centro de Juventude da Estrutural

Desde 06 de novembro de 2007 tenho um vínculo, para mim muito significativo, com a cidade Estrutural e estou por lá quase toda semana. Hoje (ontem) tinha um encontro com um grupo de jovens pra um bate-papo sobre ação cristã na sociedade.

Bom, diversos pequenos problemas aconteceram e a reunião não rolou. Aliás, não rolou pela segunda vez. Mas, há duas coisas importantes. Uma, sei muito bem que o campo no qual estou me metendo é extremamente árduo. Duas, não posso dar viagem perdida.

Primeira parada, na companhia da amiga Eliz Santos? Explorar o Centro de Juventude!

Uau! Lugar bacana. Bem cuidado. Uma sala grande, três outras menores (informática, audiovisual - equipadas, e uma não identificada).

E, ai, moço, pergunto ao guarda, como são as atividades aqui?

Não tem. Nunca houve.

Revolta.

Do lado de fora, uma praça, naquele momento frequentada por aproximadamente uns 30 jovens espalhados em pequenos grupos - a maioria consumindo drogas.

Vou embora? Não posso. Então, Eliz, vamos trocar ideias com a molecada e tentar descobrir o que eles gostariam de ter no Centro da Juventude.

Primeiro grupo: três garotas, 18, 16 e 13 anos. Acham que seria legal dança e teatro.

Fomos à outra praça e antes de chegar lá, não poderia deixar de observar o posto policial sem um único policial, na escuridão.

Na praça, a primeira conversa foi com um desolado conterrâneo, maranhense, 30 dias de Distrito Federal e uma decisão: "vou voltar pra minha Codó, lá a gente brincava, aqui o povo só pensa em dinheiro."

Depois de uma pequena prosa, na tentativa de animá-lo, fomos trocar ideia com o Jonas, 18 anos e Marcos, 15 anos.

Conversa boa. Falamos sobre a eleição, já que um trabalha pra um candidato, mas não sabe em quem votar e o outro, diz que a família toda vota em um candidato que "asfaltou a estrutural". Isso foi gancho pra uma boa conversa sobre responsabilidades e direitos, do Estado e do cidadão. Penso que ficou uma semente reflexão.

E o que vocês acham que deveria haver aqui pra juventude?

Lazer.
Nessa praça, a mesma cena: três grupos de jovens consumindo drogas. A fumaça estava tensa!

E ficou combinado assim: eles, Jonas e Marcos, juntarão na praça na próxima semana, o maior número possível de amigos pra trocarmos ideia e buscarmos o consenso de pelo menos uma atividade a fazermos na Praça ou no Centro de Juventude.

É tempo de ocuparmos a cidade.

Fico aqui com os meus botões: qual terá sido o custo de construção do Centro de Juventude da Estrutural? Cheio de belas propagandas, lá dentro, e completamente inativo. E lá fora? O retrato da ineficiência do Estado em prover políticas públicas pra juventude e o carimbo da nossa obscura construção social um ajuntamento de pessoas que já não sabem brincar.

O melhor que poderia acontecer na noite de quinta-feira, aconteceu. Minha reunião não deu certo e eu pude ir pra Praça conversar com as pessoas. A torcida é que consigamos, de fato, criar um vínculo com aqueles jovens estimulá-los a se apropriarem dos espaços públicos que pertencem a eles e que sejamos capazes de assumir uma postura mais determinada, exigindo que o poder público dê finalidade ao Centro de Juventude da Estrutural, pois é inadmissível a sua inatividade.

#OcupeACidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você Aprende

Você aprende... Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam. E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa,ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se leva anos para se construir confiança e a

Democracia e representatividade: por que a anistia aos partidos políticos é um retrocesso

Tramita a passos largos na Câmara dos Deputados, e só não foi provado hoje (2/maio) porque teve pedido de vistas, a PEC que prevê anistia aos partidos políticos por propaganda abusiva e irregularidades na distribuição do fundo eleitoral para mulheres e negros. E na ânsia pelo perdão do não cumprimento da lei, abraçam-se direita e esquerda, conservadores e progressistas. No Brasil, ainda que mulheres sejam mais que 52% da população, a sub-representação feminina na política institucional é a regra. São apenas 77 deputadas entre os 513 parlamentares (cerca de 15%). E no Senado, as mulheres ocupam apenas 13 das 81 cadeiras, correspondendo a 16% de representação. Levantamentos realizados pela Gênero e Número dão conta que apenas 12,6% das cadeiras nos executivos estaduais são ocupadas por mulheres. E nas assembleias legislativas e distrital esse percentual é de 16,4%. Quando avançamos para o recorte de raça, embora tenhamos percentual de eleitos um pouco mais elevado no nível federal, a ime

Bereshit → Rosh = Cabeça!

Bereshit é a primeira palavra da Bíblia. Moises não escreveu Gênesis - ele não conhecia esta palavra. Ele escreveu Bereshit. Gênesis foi a tradução dada pela septuaginta (tradução grega da Bíblia), de onde vieram os nomes dos livros do chamado Pentateuco. Os 5 livros de Moises são conhecidos em Hebraico como os 5 quintos ,ou seja 1 inteiro. Cada um dos livros sugere uma parte de um todo e Bereshit a primeira delas. O nome dos livros da Bíblia em Hebraico é o nome da primeira palavra, por isso o nome de Gênesis que significa No principio. A raiz da palavra Bereshit é palavra Rosh que significa Cabeça! A primeira palavra da Bíblia - No Cabeca marca o principio de Deus. Para o homem o principio é o coração, para Deus é a cabeça, e Cristo é o cabeça da nova criação, e nós temos a mente de Cristo! A primeira palavra da Bíblia já fala de Cristo, o cabeça! Col.1:17-18 revela que Paulo sabia de tudo isso. Ele é antes de todas as coisas, Nele tudo subsiste, Ele é a cabeça do corp