Pular para o conteúdo principal

Ela nos traz Ele

Interessante é, como a todo instante que nos deparamos com a questão Deus e a nossa relação com Ele, a primeira reação é colocá-Lo distante, um ser incomunicável, frio e que assim deseja se manter frente a nós, numa incompreensível relação de autoritarismo, em que ele fala e não entendemos, e tudo bem. Mas, o estado crítico disso tudo, é que a bem da verdade, a verdade não é essa. Ele sente falta de conversar intimamente conosco, do rico diálogo que no Éden, Ele tinha conosco - todos os dias, e por isso, Ele nos deixou Bíblia, para que aquela capacidade de diálogo, perdida no pecado, seja restabelecida. 

Ora, Deus não nos quer em apatia e concordância tácita do que nos rodeia. Muito ao contrário, o desejo e sonho dEle é que exerçamos a soberania da inteligência que Ele colocou em nós. E que ou outra maneira há, de se começar esse processo, se não através do questionamento?

Sim, é isso mesmo, Deus nos quer semelhantes a crianças: tagarelas, curiosas, que querem saber o porquê de tudo. Ele fica extremamente orgulhoso quando isso nos ocorre, pois todas as vezes que o fazemos, damos um passo na direção dEle. Isso é uma habilidade que precisa ser desenvolvida, porque está perdida dentro de nós e a chave que abre essa porta, dentro da qual há direções para isso, se chama Bíblia Sagrada. É preciso lê-la, estudá-la, detalhá-la e perguntar sobre absolutamente tudo o que lá encontrarmos. Tudo. 

O charme do Éden, digamos assim, não eram as belezas naturais, mas a harmonia perfeita que se sustentava ali, pela perfeição do relacionamento do homem com Deus, alimentado pelo diálogo diário entre eles.

Perdeu-se o diálogo.
Perdeu-se a harmonia.
Perdeu-se o acesso ao Caminho do Paraíso.
Perdeu-se o homem na sua humanidade.
Daí, a nossa óbvia e tão difícil necessidade de conhecer a Bíblia.

É a Bíblia que nos aproximará outra vez de Deus e nos dará de volta a capacidade de ouvi-Lo, compreendê-Lo e com Ele dialogar. Ela é Cristo entre nós. Ou seja, a Bíblia é o que nos permitirá enxergar o Éden outra vez e a partir desse diálogo resgatado, é o que nos poderá conduzir à harmonia plena que ali estava presente, uma vez que o caos que nos rodeia nas relações humanas  e nas relações do homem com o seu mundo, tem sua origem na nossa incapacidade de reconhecer a Voz que aponta o caminho, e não a tendo, resta ao homem escolher a sua própria maneira de viver e esta é autodestruidora.

Desconhecer a Bíblia, para não ser totalmente radical, nos leva a conversas limitadas com Deus, nos trava a anos luz da amplitude de conhecimento que poderíamos ter, acerca dEle, pois nela Ele se dá a conhecer.

Há um mundo de possibilidades a serem restabelecidas - a conversa, o autoconhecimento, o conhecimento dEle, o cultivo do respeito, a reordenação da justiça do reino no meio de nós, o realinhamento da vida em harmonia, tipificada no Éden, o jardim em que todos cooperam com todos pelo bem comum. Entretanto, qualquer caminho que se trilhe sem a sólida base da Palavra e os íntimos diálogos com o Eterno através do seu Cristo, presente entre nós a partir da Palavra, não poderá revelar a verdadeira face de quem Ele é, e de como devemos nos tornar.

O nosso desafio hoje e até que alcancemos a estrutura da perfeição? 

Leitura, estudo, dedicação total à Palavra e a Comunhão que dela emana. 

Não pensemos que seremos capazes de reconhecer a voz de Deus, se não nos dedicarmos à intimidade da Sua Revelação na Bíblia e na Comunhão. Por essa razão, o profeta Jeremias nos alerta, “Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele, está doente demais para ser curado" - (Jr. 17.9), e outra vez mais, o Senhor nos declara, "Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas" - (Hb. 4.12), e assim, na Palavra e através da Palavra, nós podemos ouvir a Deus e ouvindo-o, restabelecemos a Comunhão com Ele e com os nossos irmãos e nisso, somos reconhecidos filhos dEle e nos realinhamos a Ele e nEle, amigos, não há erros. Não à toa, ela é designada como Alimento, Água, Luz e outra denominações tão fundamentais para a nossa trajetória, porque é nela e através dela, a Bíblia, que Ele se revela a nós e nos ensina a reconhecer a Sua Voz.

Aprendamos, portanto, que Ela nos traz Ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você Aprende

Você aprende... Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam. E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa,ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se leva anos para se construir confiança e a

Democracia e representatividade: por que a anistia aos partidos políticos é um retrocesso

Tramita a passos largos na Câmara dos Deputados, e só não foi provado hoje (2/maio) porque teve pedido de vistas, a PEC que prevê anistia aos partidos políticos por propaganda abusiva e irregularidades na distribuição do fundo eleitoral para mulheres e negros. E na ânsia pelo perdão do não cumprimento da lei, abraçam-se direita e esquerda, conservadores e progressistas. No Brasil, ainda que mulheres sejam mais que 52% da população, a sub-representação feminina na política institucional é a regra. São apenas 77 deputadas entre os 513 parlamentares (cerca de 15%). E no Senado, as mulheres ocupam apenas 13 das 81 cadeiras, correspondendo a 16% de representação. Levantamentos realizados pela Gênero e Número dão conta que apenas 12,6% das cadeiras nos executivos estaduais são ocupadas por mulheres. E nas assembleias legislativas e distrital esse percentual é de 16,4%. Quando avançamos para o recorte de raça, embora tenhamos percentual de eleitos um pouco mais elevado no nível federal, a ime

Bereshit → Rosh = Cabeça!

Bereshit é a primeira palavra da Bíblia. Moises não escreveu Gênesis - ele não conhecia esta palavra. Ele escreveu Bereshit. Gênesis foi a tradução dada pela septuaginta (tradução grega da Bíblia), de onde vieram os nomes dos livros do chamado Pentateuco. Os 5 livros de Moises são conhecidos em Hebraico como os 5 quintos ,ou seja 1 inteiro. Cada um dos livros sugere uma parte de um todo e Bereshit a primeira delas. O nome dos livros da Bíblia em Hebraico é o nome da primeira palavra, por isso o nome de Gênesis que significa No principio. A raiz da palavra Bereshit é palavra Rosh que significa Cabeça! A primeira palavra da Bíblia - No Cabeca marca o principio de Deus. Para o homem o principio é o coração, para Deus é a cabeça, e Cristo é o cabeça da nova criação, e nós temos a mente de Cristo! A primeira palavra da Bíblia já fala de Cristo, o cabeça! Col.1:17-18 revela que Paulo sabia de tudo isso. Ele é antes de todas as coisas, Nele tudo subsiste, Ele é a cabeça do corp