Pular para o conteúdo principal

Misericórdia: uma referência de vida plena

Cantamos a misericórdia de Deus e brandamos a nossa necessidade de ser por ela alcançados. Damos ênfase ao quatro cantos da terra do quão misericordioso é o Senhor, mas nos esquecemos que Ele nos instrui a que sejamos tal qual Ele é, e esquecemos que aos misericordiosos, a recompensa é a misericórdia.

Mas, em termos objetivos, será que ao menos nos permitimos conhecer o significado dessa palavra, para que, ai sim, ela passe a ser um norte na nossa vida, um fruto vivo do que o Senhor tem produzido em nós?

Quando buscamos nas Escrituras, a palavra hebraica, no Antigo Testamento, que mais designa misericórdia é Hesed, e se apresenta com dois significados: primeiro no sentido de "cumprir algo pelo que foi feito um acordo", ou ainda, "dar ao outro aquilo que lhe é devido em razão de um tratado previamente estabelecido". Entretanto, o segundo sentido diz respeito a "ato gratuito e espontâneo de bondade e amor". Assim, misericórdia vem a representar  aquela vontade incontestável de doar tudo de si, num movimento pleno de generosidade, no qual não há espaços para qual barreira ou acepção de pessoas. É a compaixão na sua mais nítida concepção.

Bem, o fato é que no contexto bíblico, "Hesed" aparecendo traduzida por amor e também por bondade, benevolência e  misericórdia, está normalmente associada a Aliança. Sendo a misericórdia originada no Senhor, é portanto, uma manifestação em nós, fruto de uma aliança. De modo, que se não estamos em aliança com o Pai, as marcas de misericórdia que carregaremos ou faremos expressas em nossos atos, serão baseadas em uma relação legalista, por uma compreensão de que o Evangelho me obriga andar na direção do outro porque devo cumprir uma ordem e ciclo do que me alcançou. Isso pode até parecer perfeito, se nos esquecermos o que João diz sobre o amor, que sendo ele verdadeiro, "lança fora todo o medo". E ai, se já não há medo, o que passa a nos habitar é o Espírito que nos move, em liberdade pela renúncia de nós ao Senhor, à prática da misericórdia gratuitamente, sem a forçosa mentalidade de obrigação legal, mas com consciência plena de obrigação por amor.

E o resultado? Ah, é viver a liberdade de usufruir da misericórdia do Senhor sem o peso de favor, mas com o peso do amor que nos constrange à busca por Sua semelhança, em que a relação com o outro é o inexplicável amor cristão, como diz a banda Tanlan ... "O amor mais louco do mundo, dá atenção a quem não presta, sorri pra quem a maioria detesta, perdoa quando nada mais resta. O amor mais louco do mundo diz sim quando devia dizer não, que ao invés de fugir, estende a mão. Este amor me faz novo a cada manhã...que abraça que mnão merece; que espera quem não quer voltar; que escuta quem já se calou e luta por quem já se cansou...".

Então, que a compreensão e entrega a esse amor nos mova à incansável saga de viver e praticar a misericórdia. Que vivamos por aquilo pelo que também fomos alcançados, pois "nas misericórdias do Senhor estão as razões de não sermos consumidos", e que o Espírito nos molde e nos ensine todas as coisas e nos faça entender que os holocausto nada valem sem amor e compaixão. E que o maior ato de misericórdia já praticado, seja a nossa referência de vida plena.

Até breve.

Ádila Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Democracia e representatividade: por que a anistia aos partidos políticos é um retrocesso

Tramita a passos largos na Câmara dos Deputados, e só não foi provado hoje (2/maio) porque teve pedido de vistas, a PEC que prevê anistia aos partidos políticos por propaganda abusiva e irregularidades na distribuição do fundo eleitoral para mulheres e negros. E na ânsia pelo perdão do não cumprimento da lei, abraçam-se direita e esquerda, conservadores e progressistas. No Brasil, ainda que mulheres sejam mais que 52% da população, a sub-representação feminina na política institucional é a regra. São apenas 77 deputadas entre os 513 parlamentares (cerca de 15%). E no Senado, as mulheres ocupam apenas 13 das 81 cadeiras, correspondendo a 16% de representação. Levantamentos realizados pela Gênero e Número dão conta que apenas 12,6% das cadeiras nos executivos estaduais são ocupadas por mulheres. E nas assembleias legislativas e distrital esse percentual é de 16,4%. Quando avançamos para o recorte de raça, embora tenhamos percentual de eleitos um pouco mais elevado no nível federal, a ime

Bereshit → Rosh = Cabeça!

Bereshit é a primeira palavra da Bíblia. Moises não escreveu Gênesis - ele não conhecia esta palavra. Ele escreveu Bereshit. Gênesis foi a tradução dada pela septuaginta (tradução grega da Bíblia), de onde vieram os nomes dos livros do chamado Pentateuco. Os 5 livros de Moises são conhecidos em Hebraico como os 5 quintos ,ou seja 1 inteiro. Cada um dos livros sugere uma parte de um todo e Bereshit a primeira delas. O nome dos livros da Bíblia em Hebraico é o nome da primeira palavra, por isso o nome de Gênesis que significa No principio. A raiz da palavra Bereshit é palavra Rosh que significa Cabeça! A primeira palavra da Bíblia - No Cabeca marca o principio de Deus. Para o homem o principio é o coração, para Deus é a cabeça, e Cristo é o cabeça da nova criação, e nós temos a mente de Cristo! A primeira palavra da Bíblia já fala de Cristo, o cabeça! Col.1:17-18 revela que Paulo sabia de tudo isso. Ele é antes de todas as coisas, Nele tudo subsiste, Ele é a cabeça do corp

De longe somos mais interessantes (?)

"A distância iguala tudo".  É quando se está perto que as diferenças e desigualdades se tornam visíveis e passam a incomodar e ai, ou nos empurram para longe outra vez, ou nos movem para  a construção coletiva rumo a um novo caminho. A frase de abertura desse artigo foi capturada de um filme, o documentário "Lixo Extraordinário" e ela é dita por Vik Muniz. Desde que a ouvi, tenho tentado não esquecê-la, mas permitir que o incômodo que ela me provoca, se reproduza num processo de transformação interior frente ao que há dentro dela, segundo o meu ponto de vista. É engraçado que nós sabemos que nos é impossível uma vida plenamente saudável (física, emocional e espiritual) se escolhemos o caminho do isolamento ou como queremos crer, do distanciamento.  À distância vemos uma rosa, não seu espinho;  À distância vemos um rio, não o seu odor; À distância vemos um lixão, não a degradação que o habita; À distância vemos o nosso Congresso Nacional, não o