Pular para o conteúdo principal

Caindo do Cavalo


O tema de hoje é uma republicação de 2010 (baseado em uma leitura que fiz).

Quem nunca sofreu esse "acidente de percurso", saiba, a sua hora vai chegar, pois em algum momento da nossa caminhada, todos nós precisamos CAIR DO CAVALO.

"Então, caí por ter, ouvindo uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?". At. 22:7. É engraçado, e quero deixar claro que respeito o sofrimento das pessoas, mas Saulo, num instante estava andando todo exuberante no alto da sua arrogância para cumprir a sua missão de matança, e de repente, pufff, no momento seguinte, lá estava ele, no pó, comendo terra, atordoado sem saber o que havia acontecido. Cego! Dependente!

O verso acima (At. 22:7) numa tradução mais atual, seria algo assim: "Saulo, quem você pensa que é?".  Nossa, como precisamos, muitas vezes, ouvir estas palavras!

Há pessoas que são assim, a maioria de nós em algum momento, pelo menos, tipo-Saulo-de-Tarso: tem um potencial de realizar muito, muito mesmo através de força de vontade e de promoção pessoal. 

"Saulo era bom e sabia. Ele tinha uma tendência a aproveitar-se da sua posição e conquistar oportunidades a qualquer custo". A Bíblia, diz que o orgulho e a autoconfiança podem ser úteis por um tempo. Só que existe um caminho ainda mais elevado e ainda mais útil: o Caminho da Humildade, o Serviço e a Compaixão! - I Pe.5:5 (Deus resiste aos soberbos). Deus enfrenta face a face aqueles que acreditam no "sou mais eu".

O Ensino de Cristo é claro, Mt. 20:26, quer ser grande? SIRVA!

Saulo de Tarso não deu ouvidos a este conselho: "Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte". I Pe. 5:6. Saulo foi em frente, a todo vapor, determinado na sua carne, obcecado com a sua missão. 
Envolto na sua determinação, Saulo não tinha limites, até que Deus reagiu de forma direta, com uma atordoante pergunta: "Saulo, quem você pensa que é?". Saulo foi esmagado pelo confronto direto com Deus e não pode se sustentar mais no alto da sua independência,  auto-suficiência e arrogância. Saulo estava agora no pó, incapaz de ver. Deve ter sido humilhante para ele ser conduzido por outras pessoas.

O treinamento de Deus para Saulo teve uma base muita clara: NÃO ESQUEÇA QUE DEUS É DEUS, E VOCÊ NÃO É Deus.

Ken Blanchard disse o seguinte em um dos seus livros: "O ego é um assassino impiedoso dentro de organizações, negócios, igrejas e iniciativas de empreendimentos. Ele deixa um rastro de destruição na alma de uma pessoa e na alma de uma organização".

Paulo experimentou a oportunidade de ser derrubado do cavalo da sua auto-suficiência e da ambição cega e recebeu o convite para se submeter ao que Deus havia projetado para ele. Ele aprendeu a submeter sua agenda a outra pessoa.

Nós precisamos a aprender a investir nossas vida naquilo que continuará depois de nós. Ou seja, é necessário percebermos, de verdade, que melhor é dar do que receber. Quando resistimos a isso, Deus precisa usar a tática usada com Saulo e nos dar uma boa surra, pois estamos muito habituados a fazer as coisa do nosso jeito. Queremos sempre que as pessoas estejam à nossa disposição, até que chega aquele dia em que uma luz muito forte nos cega e nos derruba do cavalo e, às vezes uma queda só não é suficiente: perdemos o emprego, sofremos uma situação muito chocante, perdemos uma pessoa querida. Cavalos que percebíamos como confiáveis e bem domados nos derrubam e nos deixam confusos, sem rumo. É nesse ponto que precisamos fazer escolhas: vamos continuar com as nossas prioridades ou vamos falar pra Deus: Eis-me aqui. Farei o que o Senhor quiser!

Saulo precisou de um dramático encontro na estrada de Damasco, mas finalmente ele se rendeu e a sua vida foi mudada para sempre!

Ser derrubado do cavalo não é o fim, mas uma oportunidade para recomeçarmos. Claro, que isso vai requerer de nós, disposição para a submissão, o aprendizado e a dependência de Deus.

Você tem sido derrubado de algum cavalo? Que bom, ótimo oportunidade para rever os seus posicionamentos.

Até breve,

Ádila Lopes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você Aprende

Você aprende... Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam. E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa,ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se leva anos para se construir confiança e a

Democracia e representatividade: por que a anistia aos partidos políticos é um retrocesso

Tramita a passos largos na Câmara dos Deputados, e só não foi provado hoje (2/maio) porque teve pedido de vistas, a PEC que prevê anistia aos partidos políticos por propaganda abusiva e irregularidades na distribuição do fundo eleitoral para mulheres e negros. E na ânsia pelo perdão do não cumprimento da lei, abraçam-se direita e esquerda, conservadores e progressistas. No Brasil, ainda que mulheres sejam mais que 52% da população, a sub-representação feminina na política institucional é a regra. São apenas 77 deputadas entre os 513 parlamentares (cerca de 15%). E no Senado, as mulheres ocupam apenas 13 das 81 cadeiras, correspondendo a 16% de representação. Levantamentos realizados pela Gênero e Número dão conta que apenas 12,6% das cadeiras nos executivos estaduais são ocupadas por mulheres. E nas assembleias legislativas e distrital esse percentual é de 16,4%. Quando avançamos para o recorte de raça, embora tenhamos percentual de eleitos um pouco mais elevado no nível federal, a ime

Bereshit → Rosh = Cabeça!

Bereshit é a primeira palavra da Bíblia. Moises não escreveu Gênesis - ele não conhecia esta palavra. Ele escreveu Bereshit. Gênesis foi a tradução dada pela septuaginta (tradução grega da Bíblia), de onde vieram os nomes dos livros do chamado Pentateuco. Os 5 livros de Moises são conhecidos em Hebraico como os 5 quintos ,ou seja 1 inteiro. Cada um dos livros sugere uma parte de um todo e Bereshit a primeira delas. O nome dos livros da Bíblia em Hebraico é o nome da primeira palavra, por isso o nome de Gênesis que significa No principio. A raiz da palavra Bereshit é palavra Rosh que significa Cabeça! A primeira palavra da Bíblia - No Cabeca marca o principio de Deus. Para o homem o principio é o coração, para Deus é a cabeça, e Cristo é o cabeça da nova criação, e nós temos a mente de Cristo! A primeira palavra da Bíblia já fala de Cristo, o cabeça! Col.1:17-18 revela que Paulo sabia de tudo isso. Ele é antes de todas as coisas, Nele tudo subsiste, Ele é a cabeça do corp