Pular para o conteúdo principal

Sobre Manifestações

Brasília,

Capital Federal, Sede dos Três Poderes ... deveria ter uma polícia melhor preparada para as dezenas de manifestações populares que aqui ocorrem todos os anos, conforme prescreve a Constituição Afinal, elas são, não apenas importantes, mas necessárias e fundamentais em qualquer processo democrático.

Ao invés disso temos uma polícia incompetente, quando a questão é a relação com as populações em marcha.

Não, não me venham com papo que é o "governo golpista" porque vou às ruas desde 1998, e SEMPRE vi as MESMAS CENAS. Truculência, uso desmedido de força, provocações.

É a cultura MILITAR AUTORITÁRIA E ARBITRÁRIA que é estimulada nos quartéis e centros de formação desses que se colocam em patamar de não cidadãos, em categoria superior, como se ela existisse - e deles transbordam para as ruas.

O que vi ontem, por exemplo, foi de um absurdo tenebroso. Vários idosos indígenas sob fogo cruzado da polícia. Tão ameaçadores eram, aqueles velhos, que nem conseguiam correr, por causa dos limites da idade avançada. Além de mulheres com crianças de peito, como se diz na minha terra, e outras de não maior idade que cinco anos.

Chorei, não apenas em consequência da fumaça agressiva, lágrimas que não se podiam conter, mas também quando passou o seu efeito.

Chorei porque, se à luz do dia - diante de câmeras do mundo inteiro, com transmissão real time - é esse o tratamento que esses povos recebem, fico imaginando o que lhes ocorre nos rincões em que a chancela de polícia e bandidos é o cobre dos senhores feudais do século 21; onde o agronegócio impera e latifúndio é solo sagrado de uma meia dúzia de muito ricos.

Chorei pela humilhação a que submetemos aqueles a quem deveríamos devotar o cuidado dado a um irmão, um parente.

Chorei porque testemunhei que por aqui as páginas da História não viram para os povos indígenas, para os sertanejos, para os negros.

Sexta-feira teremos, ao que se especula (e pelo que torço), um mar de gentes nas ruas, especialmente concentradas na Esplanada dos Ministérios, e seria uma lição de que é possível evoluir,  se hoje e amanhã nos comandos e centros de inteligência das polícias, o que se estivesse discutindo fossem estratégias outras que não a provocação a um povo já cotidianamente violentado pelo Estado e quase todo o seu aparato, porque pasmem, é assim, que a polícia muitas vezes age manifestações: identifica grupos mais vulneráveis a provocações e vai pra cima, PROVOCANDO até desencadear os quase incontroláveis enfrentamentos para desmoralizar os movimentos de rua. Eu vi isso em manifestações em 1998, vi em 2013, vi em 2014, vi em 2015 e vi ontem.

Sim, é claro que em quase toda manifestação vai a turma da perturbação da ordem, da irresponsabilidade, da bagunça, do descompromisso com as causas em pauta. SEMPRE. Agora, até os tolos, como eu, conseguem sem muita dificuldade identificar essas figuras, imagina as forças da inteligência da polícia!

Mas é preciso inteligência, principalmente emocional.

Oremos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você Aprende

Você aprende... Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam. E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa,ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se leva anos para se construir confiança e a

Democracia e representatividade: por que a anistia aos partidos políticos é um retrocesso

Tramita a passos largos na Câmara dos Deputados, e só não foi provado hoje (2/maio) porque teve pedido de vistas, a PEC que prevê anistia aos partidos políticos por propaganda abusiva e irregularidades na distribuição do fundo eleitoral para mulheres e negros. E na ânsia pelo perdão do não cumprimento da lei, abraçam-se direita e esquerda, conservadores e progressistas. No Brasil, ainda que mulheres sejam mais que 52% da população, a sub-representação feminina na política institucional é a regra. São apenas 77 deputadas entre os 513 parlamentares (cerca de 15%). E no Senado, as mulheres ocupam apenas 13 das 81 cadeiras, correspondendo a 16% de representação. Levantamentos realizados pela Gênero e Número dão conta que apenas 12,6% das cadeiras nos executivos estaduais são ocupadas por mulheres. E nas assembleias legislativas e distrital esse percentual é de 16,4%. Quando avançamos para o recorte de raça, embora tenhamos percentual de eleitos um pouco mais elevado no nível federal, a ime

Bereshit → Rosh = Cabeça!

Bereshit é a primeira palavra da Bíblia. Moises não escreveu Gênesis - ele não conhecia esta palavra. Ele escreveu Bereshit. Gênesis foi a tradução dada pela septuaginta (tradução grega da Bíblia), de onde vieram os nomes dos livros do chamado Pentateuco. Os 5 livros de Moises são conhecidos em Hebraico como os 5 quintos ,ou seja 1 inteiro. Cada um dos livros sugere uma parte de um todo e Bereshit a primeira delas. O nome dos livros da Bíblia em Hebraico é o nome da primeira palavra, por isso o nome de Gênesis que significa No principio. A raiz da palavra Bereshit é palavra Rosh que significa Cabeça! A primeira palavra da Bíblia - No Cabeca marca o principio de Deus. Para o homem o principio é o coração, para Deus é a cabeça, e Cristo é o cabeça da nova criação, e nós temos a mente de Cristo! A primeira palavra da Bíblia já fala de Cristo, o cabeça! Col.1:17-18 revela que Paulo sabia de tudo isso. Ele é antes de todas as coisas, Nele tudo subsiste, Ele é a cabeça do corp