Pular para o conteúdo principal

No caminho de Emaús, um milagre


"Te ver e não te querer

É improvável, é impossível?"

A história humana se repete e é intrigante perceber o que dizia o Pregador sobre não haver nada de novo na face da terra. Os dilemas do caminho de Emaús continuam a nos acompanhar. 



O que tínhamos ali?

- Dois discípulos de Jesus indo em direção a Emaús;
- Uma caminhada envolta nas cenas de uma tragédia (anunciada e cumprida).

Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, mas, "alguma coisa não deixou que eles o reconhecessem".

O Cristo, então, sob a nuvem do desconhecimento começa a levantar algumas indagações, que obviamente, não são bem recebidas, afinal, como poderia alguém não saber dos últimos acontecimentos que varreram Jerusalém, provocando expectativas, distúrbios, desavenças e muito choro? 

Esperança frustrada. Promessa não compreendida. Corações abalados. Mentes preocupadas.

E eles discorrem ao novo companheiro de viagem tudo o que havia acontecido para em seguida, ser a vez dele, o viajante sem rosto, falar. E ele fala com ênfase e autoridade: "Como vocês demoram para entender e a crer em tudo o que os profetas disseram!".

O dia finda, a estrada acaba, o convite vem: "Fique conosco porque já é tarde, e a noite vem chegando".

À mesa, o viajante de boa conversa, agora hóspede - embora ainda sem rosto - pega o pão, dá graças a Deus e em seguida o entrega aos discípulos. O inusitado acontece - o rosto se revela, a companhia da longa estrada, o homem de boas palavras, o hóspede inesperado, era o Cristo não percebido. Os olhos se abrem e o Cristo desaparece.
"Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito quando ele nos falava na estrada e explicava as Escrituras Sagradas?" Essa era a indagação, agora feita sob o efeito do espanto, da surpresa, da alegria, do êxtase!

Que bom que eles tiveram a oportunidade de olhar para o Senhor e outra vez o reconhecer. 

E que lição nos é deixada!
Aqueles eram homens que conheciam a Lei e os Profetas, as Escrituras Sagradas eram para eles, uma realidade efetiva (mas agora, distante); eles não eram apenas expectadores do ministério do Messias, mas seus discípulos. Apesar disso, a tristeza lhes embotava, a tal ponto, os sentimentos, que no longuíssimo prazo de três dias, eles não tinham mais convicção de ser aquele homem de Nazaré, o Cristo, Messias prometido, como eles declaravam até aquele fatídico julgamento perante Pilatos. Também, em apenas três dias, e por consequência da fragmentação de suas convicções, estes mesmos homens esqueceram o significado e a promessa da ressurreição, tanto que, em razão disso, perderam-se no propósito do que viera Cristo fazer, motivo, inclusive que se tornaria a missão dada a eles para cumprir.
"Aí os olhos deles foram abertos, e eles reconheceram Jesus. Mas ele desapareceu." 


UM MILAGRE CHAMADO COMUNHÃO.

No partir e repartir do pão dá-se a manifestação do Cristo, vivo, ressurreto. 



A reflexão que me salta desse texto é, talvez, a mais falada nos últimos tempos, exercício tão óbvio e tão difícil de se vivenciar: transformar os atritos relacionais em pontes e conexões para uma comunhão tão genuína que Cristo se torne vivo, visto ressurreto em nós, por nós, diante de nós, porque dizemos que o queremos, que é impossível tÊ-lo diante de nós e não o desejarmos todos os dias, mas ao nos isolarmos e erguermos barreiras relacionais, por questões justificáveis (segundo os nossos sentimentos dizem) - como eram aquelas dos homens no caminho de Emaús, o que fazemos é provar que no fundo, é perfeitamente possível vivermos sem Ele, que a ausência dEle não significa nada para nós, pois nas nossas razões somos suficientes a nós mesmos.
  • Que a solidão do caminho de Emaús seja um processo de transformação da nossa mente .
  • Que ver o Cristo e não o desejarmos, seja improvável, impossível para nós.
  • Que a simples possibilidade de esquecê-Lo,  seja profundamente insuportável e nos provoque incríveis dores e a consciência de que o remédio está ao nosso alcance e nos é dado pela reconciliação com o nosso irmão. 
  • Que não mais nos demoremos a entender e a crer em tudo o que nos foi dito pelo Cristo.

Conhecemos a literatura bíblica e até nos orgulhamos disso, mas alguma coisa nos nossos olhos nos impede de reconhecer Cristo, do verbo na vida.

Congregamos aos domingos (e muitas vezes a semana inteira), como se as nossas idas e vindas aos locais de reuniões da Igreja fossem uma longa romaria (e assim se tornam, muitas vezes), mas Ele permanece fora da nossa vida, não se faz vivo em nós, prova disso é a nossa enorme dificuldade para reconhecer a vida dEle em cada vida ao nosso lado e as temos, apenas, como rostos desconhecidos quando deveria haver um mútuo reconhecimento do Cristo nessa companhia da nossa trajetória, nessa estrada a que damos o nome de vida cristã. (É?).

O resultado não poderia ser outro, senão, nos abatermos na tristeza; perdermos a convicção acerca do Cristo e já não sabermos mais quem Ele é; perdermos a esperança da nossa vocação; perdermos a expectativa de que não há trabalho vão no Senhor; perdermos a certeza de Ele faz todas as coisas novas e dá nova vida ao que a morte solapou. 

Que ao se aproximar de nós uma pessoa qualquer (que pode ser a manifestação dele), nós o vejamos de imediato, e o reconheçamos e tenhamos a nossa vida nEle e Ele em nós, através da genuína comunhão, para que aquilo que as nossas razões fragmentam, o Espírito restaure e Ele se alegre em nós e que isso comece já.

[post original: dezembro de 2014]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você Aprende

Você aprende... Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam. E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa,ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se leva anos para se construir confiança e a

Democracia e representatividade: por que a anistia aos partidos políticos é um retrocesso

Tramita a passos largos na Câmara dos Deputados, e só não foi provado hoje (2/maio) porque teve pedido de vistas, a PEC que prevê anistia aos partidos políticos por propaganda abusiva e irregularidades na distribuição do fundo eleitoral para mulheres e negros. E na ânsia pelo perdão do não cumprimento da lei, abraçam-se direita e esquerda, conservadores e progressistas. No Brasil, ainda que mulheres sejam mais que 52% da população, a sub-representação feminina na política institucional é a regra. São apenas 77 deputadas entre os 513 parlamentares (cerca de 15%). E no Senado, as mulheres ocupam apenas 13 das 81 cadeiras, correspondendo a 16% de representação. Levantamentos realizados pela Gênero e Número dão conta que apenas 12,6% das cadeiras nos executivos estaduais são ocupadas por mulheres. E nas assembleias legislativas e distrital esse percentual é de 16,4%. Quando avançamos para o recorte de raça, embora tenhamos percentual de eleitos um pouco mais elevado no nível federal, a ime

Bereshit → Rosh = Cabeça!

Bereshit é a primeira palavra da Bíblia. Moises não escreveu Gênesis - ele não conhecia esta palavra. Ele escreveu Bereshit. Gênesis foi a tradução dada pela septuaginta (tradução grega da Bíblia), de onde vieram os nomes dos livros do chamado Pentateuco. Os 5 livros de Moises são conhecidos em Hebraico como os 5 quintos ,ou seja 1 inteiro. Cada um dos livros sugere uma parte de um todo e Bereshit a primeira delas. O nome dos livros da Bíblia em Hebraico é o nome da primeira palavra, por isso o nome de Gênesis que significa No principio. A raiz da palavra Bereshit é palavra Rosh que significa Cabeça! A primeira palavra da Bíblia - No Cabeca marca o principio de Deus. Para o homem o principio é o coração, para Deus é a cabeça, e Cristo é o cabeça da nova criação, e nós temos a mente de Cristo! A primeira palavra da Bíblia já fala de Cristo, o cabeça! Col.1:17-18 revela que Paulo sabia de tudo isso. Ele é antes de todas as coisas, Nele tudo subsiste, Ele é a cabeça do corp