Pular para o conteúdo principal

Sobre marido e esposa

Ouvi recentemente  (mais a vida toda também) e gastei boa parte da minha noite passada pensando sobre o significado e impacto disso:

"A mulher tem que seguir o seu marido".

Mentira.

A justificativa é a Bíblia.

Nem vou dizer que é mentira, também, para não provocar mais contenta.

Vou perguntar:

E quando a Bíblia diz que "o marido deve amar a sua esposa como Cristo ama a sua Igreja", o que você faz a respeito disso?

E como é o amor de Cristo à Igreja?

Ele, o Cristo, a constituiu.
Deu a ela status e autonomia de agir, recomendando que o fizesse segundo os princípios do Reino de Justiça e Paz que Ele veio demonstrar possível ao mundo, com a própria vida - por palavras, atitudes e sentimentos.


Você, marido, age assim, dando autonomia à sua esposa ou a silencia e a reduz, a engessa, fica ofendido que ela faça e aconteça? E a sua preocupação nem são os princípios, é você!

Ele, o Cristo, a respeitou, consciente de que ela era parte dele próprio.

Você, age assim, ou trai a sua esposa, a desrespeita, a violenta - física e psicologicamente, a vê como objeto único de consumo, focado exclusivamente na sua saciedade pessoal sem qualquer lembrança de que ela tem anseios, desejos, necessidades?

Ele, o Cristo, de tal modo se entregou ao ponto de dar a vida.

Você, marido, age com toda essa abnegação ou sequer se esforça para decorar o significado da palavra?

Então, meus caros, não me venham usar seletivamente a Bíblia, mesmo livro que ensina a perdoar, a respeitar, a ter palavra branda, a não fazer acepção de pessoas, a dar a outra face quando se é ofendido, a acolher o pobre, a viúva, o órfão, o estrangeiro; a mesma Bíblia que nos determina, cristãos, a uma vida absolutamente comunitária, exemplo para todos os povos, e nós não nos importamos em assim fazer, porque isso implica em abrir mão do nosso conforto até que todos tenham possibilidade de conforto; da nossa dignidade até que todos possam viver dignamente; do nosso consumo exagerado para que não haja falta a ninguém e para que não destruamos a Terra que nos foi dada a cuidar; a mesma Bíblia que nos exorta a  buscar o contentamento em ser, de modo a não nos escravizarmos ao possuir, a desenvolver empatia e a perceber as pessoas nas suas peculiaridades e não a coisificá-las.

Você,  se é que conhece minimamente o texto bíblico, bem sabe que eu poderia puxar diversos recortes dele, a partir dos quais fazermos longa e infrutífera discussão, não o farei.
Bem objetivamente, sabe o que se passa?

Covardia, medo e MACHISMO.

Até quando você fará leitura seletiva da Bíblia?

Até quando a escolha vai ser usar, vergonhosamente, a Bíblia para justificar sua incapacidade de se curvar à necessidade de revisão de conceitos, porque você, MACHO, coroa da criação (sic), acha humilhante simplesmente reconhecer que precisa de ajuda para remodelar a sua mente escrava à mente do Cristo, que quebrou paradigmas e nos veio ensinar que um novo mundo e jeito de viver é possível?

Termino com um recorte que você conhece muito bem:

"Aquele que está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo".

Que tal investir energia investigando na mente do Cristo, e não nas tradições religiosas, e o que significa isso?

Dica: se a missão de transcender à mente do Cristo, para tentar compreendê-la, é impossível, olhe para ele, pessoa humana que passou por aquelas terras da Judeia, não será difícil perceber a sua humanidade muito objetivamente expressando a espiritualidade de nós desejada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você Aprende

Você aprende... Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam. E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa,ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se leva anos para se construir confiança e a

Democracia e representatividade: por que a anistia aos partidos políticos é um retrocesso

Tramita a passos largos na Câmara dos Deputados, e só não foi provado hoje (2/maio) porque teve pedido de vistas, a PEC que prevê anistia aos partidos políticos por propaganda abusiva e irregularidades na distribuição do fundo eleitoral para mulheres e negros. E na ânsia pelo perdão do não cumprimento da lei, abraçam-se direita e esquerda, conservadores e progressistas. No Brasil, ainda que mulheres sejam mais que 52% da população, a sub-representação feminina na política institucional é a regra. São apenas 77 deputadas entre os 513 parlamentares (cerca de 15%). E no Senado, as mulheres ocupam apenas 13 das 81 cadeiras, correspondendo a 16% de representação. Levantamentos realizados pela Gênero e Número dão conta que apenas 12,6% das cadeiras nos executivos estaduais são ocupadas por mulheres. E nas assembleias legislativas e distrital esse percentual é de 16,4%. Quando avançamos para o recorte de raça, embora tenhamos percentual de eleitos um pouco mais elevado no nível federal, a ime

Bereshit → Rosh = Cabeça!

Bereshit é a primeira palavra da Bíblia. Moises não escreveu Gênesis - ele não conhecia esta palavra. Ele escreveu Bereshit. Gênesis foi a tradução dada pela septuaginta (tradução grega da Bíblia), de onde vieram os nomes dos livros do chamado Pentateuco. Os 5 livros de Moises são conhecidos em Hebraico como os 5 quintos ,ou seja 1 inteiro. Cada um dos livros sugere uma parte de um todo e Bereshit a primeira delas. O nome dos livros da Bíblia em Hebraico é o nome da primeira palavra, por isso o nome de Gênesis que significa No principio. A raiz da palavra Bereshit é palavra Rosh que significa Cabeça! A primeira palavra da Bíblia - No Cabeca marca o principio de Deus. Para o homem o principio é o coração, para Deus é a cabeça, e Cristo é o cabeça da nova criação, e nós temos a mente de Cristo! A primeira palavra da Bíblia já fala de Cristo, o cabeça! Col.1:17-18 revela que Paulo sabia de tudo isso. Ele é antes de todas as coisas, Nele tudo subsiste, Ele é a cabeça do corp